Paróquia Beata Lindalva e São Cristóvão: O Dom do Ressuscitado: a Paz!

sexta-feira, 21 de abril de 2017

O Dom do Ressuscitado: a Paz!


Pe. Luiz Alípio, scj!

A Liturgia do 2º Domingo da Páscoa, mas propriamente o Evangelho (Jo 20, 19-31), narra a aparição de Jesus Ressuscitado à comunidade dos discípulos reunidos, transmitindo-lhes o maravilhoso dom da paz.

Na literatura bíblica, a palavra paz significa Shalom, que por sua vez designa tranquilidade, confiança e serenidade. A narrativa do Evangelho descreve que os discípulos estavam trancados com medo dos judeus. Ao aparecer no meio deles pavorosos e confusos, Jesus acalma seus corações transmitindo simplesmente aquilo que muitas vezes falta em nossa vida: paz! Ou seja, tenham confiança! Percam o medo! Eu estou com vocês até o fim!

Muitas vezes, em nossa vida, experimentamos angústias, decepções, fracassos, medos e nos trancamos no porão da nossa existência. É preciso abertura para que a luz do Ressuscitado afugente nossos tremores, deixar que a sua claridade atinja o mais recôndito do nosso ser, acalmando, suavizando e serenizando nosso coração.  



Nessa aparição de Jesus Ressuscitado, há um pormenor a ser considerado. No Evangelho diz que Jesus apareceu no meio dos discípulos. Esse versículo traz uma mensagem forte para a nossa vida. Jesus se coloca no centro da comunidade, Ele é o centro da Igreja e também deve ser o centro particular da vida de cada um de nós. E no centro está a nossa paz: Ele é a nossa paz!

Na aparição do Ressuscitado, faltava Tomé. Naturalmente, ele duvidou que Jesus Ressuscitado da morte tenha-lhes aparecido. Humanamente falando, Tomé necessitava de provas. Contudo, no primeiro dia da semana, eis que Jesus aparece-lhes outra vez, desejando a paz e tirando a prova de Tomé. E ele diz uma bem aventurança salvífica: Bem aventurados aqueles que creram sem terem visto. Somos esses benditos de Deus! Nunca vimos Jesus Ressuscitado, mas cremos que Ele está vivo em nossa fé; cremos no testemunho dos apóstolos que derramaram suas vidas pelo Kerigma (Anúncio da Vida, Paixão, Morte, Ressurreição e Ascenção de Jesus); cremos mais eficazmente quando na Eucaristia, Sacramento do Altar, comungamos seu Corpo e Sangue ressuscitados.

Ao ver Jesus, Tomé fez uma linda profissão de fé: meu Senhor e meu Deus! Diariamente, somos inspirados por Tomé a professar essa pequena e grandiosa fé diante de todos os acontecimentos mundo: Tu és meu Senhor e meu Deus, a Paz da minha vida!

0 comentários:

Postar um comentário