Pe. Luiz Alípio, scj!
A Liturgia do 14° Domingo do Tempo Comum, nos apresenta a temática da “Alegria”. Já na primeira leitura, o profeta Zacarias convida os habitantes de Sião e de Jerusalém a se alegrarem por um motivo bem nobre: “O Senhor vem ao encontro deles” (Zc 9, 9-10). O encontro com o Senhor provoca e desperta a alegria em todas as pessoas, dissipando todo tipo de angústia e preocupações . A presença do Senhor é capaz de expulsar o mal que nos rodeia para encher-nos de paz. Nesse mesmo pensamento, o evangelho de hoje (MT 11, 25-30), Jesus convida a todas as pessoas a se achegarem a ele, encontrando nele próprio um descanso, uma segurança, um posto de combustível para o nosso dia a dia. “ Vinde a mim vós todos que estais cansados”. Se na primeira leitura Deus visita o seu povo, no Evangelho Jesus convida-nos a visita-lo com todos os nossos problemas, dificuldades e angústia. Nessa visita sairemos aliviados, transformados e suavizados pela presença amorosa do Coração de Jesus.
Contudo, bem antes desse convite de Jesus, ele se alegra no PAI porque seu amor foi revelado e compreendido, pelos pobres e simples, enquanto que os doutores e ricos simplesmente ignoraram. A mensagem do amor pregado por Jesus não é necessário muito conhecimento acadêmico para captar, mais basta apenas abrir o coração e a mente, pois Jesus fala de coração a coração, e a sua fala produz no ouvinte uma alegria interior, uma alegria de alguém que se preocupa com a gente, que deseja nosso bem, que caminhe conosco transmitindo-nos a paz e alegria ao nosso coração.
Na literatura bíblica a paz não é ausência de conflitos, mas sobretudo tranquilidade, bonança, esperança em Deus, com os outros e consigo mesmo. São felizes os fazedores da paz. A alegria que é fruto do Espirito Santo, não é uma mera explosão eufórica, nem gargalhadas, mas é o sorriso em meio aos enfrentamentos da vida; a alegria é o entusiasmo e a força de viver em Deus; é o evangelho impregnado em meu ser, são as marcas indeléveis de Deus.
Portanto, que saibamos viver bem a paz e alegria vindos do coração de Deus, encontrando sempre em Deus um descanso nas labutas e preocupações da vida, e se permitir que Ele nos visite trazendo sempre a alegria e a paz.
0 comentários:
Postar um comentário