Pe. Luiz Alípio, scj!
Celebramos hoje a Solenidade da
Santíssima Trindade (Jo 3, 16-18). Deus é uno e trino: Pai, Filho e Espírito
Santo. A crença na Santíssima Trindade é um dogma de fé. Um dogma de fé é uma
verdade construída pela Igreja, fundamentando-se nas Sagradas Escrituras e
inspirada pelo Espírito. Os dogmas sustentam a unidade da Igreja, fortalecendo
a fé em comunidade. Não cremos sozinhos, mas cremos em comunidade.
A Igreja define a Trindade de
Deus como a crença que em Deus existem três pessoas, que subsistem numa única
natureza. Essa definição Trinitária surgiu como resultado de longas
controvérsias, discursos, cartas, estudos durantes os primeiros Concílios da
Igreja.
Biblicamente falando, não
encontramos a palavra trindade, propriamente dita, mas seus elementos: Pai,
Filho e Espírito Santo. Na ascensão de Jesus, ele mesmo pediu para que as
pessoas fossem batizadas em nome do Pai,
do Filho e do Espírito Santo (cf. Mt 28, 19). Nas cartas redigidas por São Paulo, ele começa com uma saudação
trinitária: Que a graça de Nosso Senhor
Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco (2Cor13,
11-13) - a mesma saudação trinitária usada na Missa.
Com essas breves citações bíblicas,
ainda não revela a profundidade infinita desse grande mistério de fé. O dogma
da Trindade é um mistério de fé. Aqui, temos que entender o que significa a
palavra mistério. Mistério não é algo obscuro, incompreensível, impossível da
mente humana penetrar, mas, ao contrário, o mistério enquanto profundidade do
objeto da fé. Isto é, quanto mais estudo, mais fico maravilhado e não encontro
o seu fim. É um poço com água sem fim.
Depois temos que entender que a
Trindade se torna inútil, se não se articula com a vida do homem e da mulher
que creem. O conhecimento da Trindade não é algo inteligível, mas é prática da
vida da humanidade. A Trindade deve revelar a forma de vivermos com os outros.
O estudo da Trindade nos ajuda a viver como irmãos. A melhor definição de Deus
encontra-se na Primeira Carta de São João: Deus
é Amor. Essa expressão significa que o Amor não é estático, imóvel, incomunicável
ou distante, mas o Amor é dinâmico, comunicável e de fácil acesso. O amor não
ama sozinho, mas ama em comunidade: Pai, Filho e Espírito Santo. Posto isso, o
que seria, então, a Trindade? A Trindade é o Amor que ama em comunidade, é a
comunidade que se ama. O Pai ama o Filho, o Filho ama o Espírito, o Espírito
ama o Pai, o Espírito ama o Filho e o Filho ama o Pai. É o amor que envolve a
comunidade. É por isso que dizemos que a Trindade é a melhor comunidade. E o
que isso significa para a vida das pessoas? Isso implica dizer que não vivemos
isolados, mas sim, vivemos em relação, em comunidade, e daí a importância de
primar pelo amor em comunidade. O amor na comunidade da família, na comunidade dos
vizinhos, na comunidade dos amigos, na comunidade da Igreja, na comunidade do
trabalho...
Outro fator importante está
relacionado ao conceito de pessoa. Dizemos que a Trindade é um Deus em três
pessoas. Mas o que significa a palavra pessoa? Pessoa não é gente, nem
concretude, nem muito menos materialidade, ou coisa palpável. O melhor conceito
de pessoa foi formulado por Santo Tomás de Aquino: pessoa é relação e
liberdade. Aplicando a Trindade, a três pessoas emanam e vivem uma intrínseca
relação de comunhão. A nossa comunhão começa nas relações com as demais pessoas
visando a perfeita comunhão com a Trindade na vida eterna.
E por fim, o elemento da
liberdade. Na Trindade, a liberdade das pessoas do Pai, do Filho e do Espírito
Santo visam umas as outras. Na nossa vida prática, sabemos que a liberdade é um
direito inalienável e que sua praticidade visa o bem dos outros. A liberdade,
tal como na Trindade não é um fechamento e querer particular, mas uma abertura
na vivência em vista do outro. Não vivemos para o outro, mas vivemos com o
outro.
Portanto, somos seremos criados a
imagem e semelhança na Trindade nas relações, na liberdade e no amor.
Dessa forma, podemos compreender
melhor a Trindade em nossa vida.
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