Paróquia Beata Lindalva e São Cristóvão: Igreja: povo de sacerdotes e nação santa

sábado, 17 de junho de 2017

Igreja: povo de sacerdotes e nação santa

Por Pe. Luiz​ Alípio


A liturgia do XI Domingo do Tempo Comum (MT 9, 16-10,8), nos apresenta a formação da Igreja, isto é, o novo Povo de Deus.
No Evangelho de hoje, Jesus convoca, chama e congrega doze homens para constituírem uma comunidade a fim de levar a Boa Nova da salvação a todos. A esse pequeno grupo de discípulos podemos, sem sobras de dúvidas, chamar de Igreja, ou seja, Povo de Deus. A palavra “IGREJA” vem do grego que significa EKKLESIA, ou seja, assembleia, convocação, congregação.
A convocação dos primeiros discípulos já se configura uma Igreja, cuja missão é anunciar o reino de Deus, curar os doentes, expulsar as forças malignas e semear vida onde há sinais de morte. Os primeiros discípulos cumpriram fielmente as recomendações de Jesus. E estes gestos continuam presentes na nossa Igreja atual, quando visitamos os enfermos, doentes; socorremos os pobres; quando promovemos gestos concretos de perdão, de amor, dentro e fora da igreja; quando somos missionários da Palavra, da Eucaristia, da reconctiliação, enfim, a missão dos apóstolos se perpetua ainda hoje em cada um de nós.
Contudo, somos conscientes do pequeno número de leigos, sacerdotes e religiosos que se dedicam a tais serviços. Ainda não conseguimos abarca a totalidade da missão, logo, devemos pedir ao Pai operários para nossa Igreja. Pedir operários para Igreja, não significa apenas o aumento numérico de agentes , mais sim a qualidade de tais agentes. Que o trabalho seja árduo, exigente, fecundo e também de qualidade religiosa. Todo esse trabalho visa convocar as pessoas para formarem uma bonita comunidade Eclesial, na intenção de conhecerem  que a Igreja é um reino de sacerdotes e uma nação santa (Ex 19, 6). Em que consiste um reino de sacerdotes? Quando os seus membros se oferecem a missão vocacional, ao qual foram chamados: sacerdotes, consagrados, religiosos, leigos, oferecendo seus dons, talentos, para o crescimento da Igreja, como também oferecem suas incansáveis orações pelo fortalecimento da mesma.
E, em que consistem a Igreja como nação Santa? A palavra “SANTA” na Bíblia, significa separado, nos separamos não do mundo que é o nosso campo de atuação Apostólica, mais no mundo nos separamos do mundanismo, evitando todo e qualquer tipo de corrupção moral e espiritual; santo porque queremos, todavia, ser de Deus, na vivência da Palavra, no fortalecimento da Eucaristia e no encontro com o outro e no diálogo da oração.
Portanto, nós que fazemos parte da Igreja, possamos tomar consciência dessa tão grande dignidade de sermos sacerdotes e santos nessa Igreja fundada por Cristo.

0 comentários:

Postar um comentário