Paróquia Beata Lindalva e São Cristóvão: VIDA, MORTE E RESSURREIÇÃO

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

VIDA, MORTE E RESSURREIÇÃO

O mistério da Vida
Existe vida no Planeta Terra. Nele temos vários tipos de vida. Temos a Flora, ou a vida vegetal, com uma imensa quantidade de plantas como, ervas, flores, hortaliças, e arvores frutíferas que produzem sementes segundo a sua espécie (Gn 1, 11). A vida vegetal é uma vida plantada, fixa num lugar. Não se locomove a não ser levada pelas forças da natureza e pelos animais e seres humanos.
Temos a fauna, ou a vida animal, também com uma imensa quantidade de espécies, que vivem na agua, na terra e no ar. Temos os peixes e outros animais aquáticos, que vivem e sobrevivem nos rios, lagos e mares. Temos as aves que na sua maioria voam sobre os ares e se reproduzem nas árvores, cavernas, penhascos e montanhas. Temos os animais terrestres que vivem, sobrevivem e se reproduzem na terra e nas arvores. A vida animal é uma vida móvel, itinerante, própria de algumas regiões e territórios específicos. Existem animais que vivem e se reproduzem na terra, mas passam grande parte de sua vida na água (Gn 1, 20-22).  Esses são os animais irracionais que não tem consciência da sua existência.
Nós humanos somos seres viventes juntamente com outros seres viventes. E o único animal que está presente em todos os continentes e ambientes do Planeta. E podemos ir além, viajando no espaço Sideral, no Cosmo.
A diferença entre nós e os outros seres viventes, está na percepção ou na consciência desta vida e também das outras vidas e das coisas.
Todos nós conhecemos o dia do nosso nascimento para a vida, mas não sabemos o dia em que vamos morrer. Não temos domínio sobre a nossa própria vida. Hoje estamos vivos, não sabemos se amanhã estaremos. A vida portando é dom dado a cada um de nós. Pela fé cremos num Deus que é Pai criador e que nos chamou a vida. Fomos criados à imagem e semelhança de Deus (GN 1, 26-30). Temos desejo de vida, de mais vida, Queremos viver muito. A vida nos chama para a vida. Sabemos pouco sobre a vida. Deus é e tem a vida em si. No Evangelho de João 14, 6, Jesus diz: Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Por isso Vida é um grande Mistério, por que só Deus a conhece plenamente.

O Mistério da Morte
Alguns tem uma vida brevíssima. A maioria vivem vários anos. Pouquíssimos vivem muitos anos. Comparada com os serem inanimados, que não tem vida e com a existência do Universo a vida em geral é brevíssima. Nascemos e morremos no ultimo segundo da história. Somos seres efêmeros, fugazes e passageiros.
Uns morrem antes de nascer. Outros morrem ao nascer. Outros ainda morrem, na infância, na juventude, na maturidade e tem aqueles morrem no final da vida.  
Morremos em diversas idades. Todos os dias morrem crianças, adolescentes, adultos e pessoas idosas. E Morremos de diversas maneiras. Uns morrem na agua, outros no fogo, outros em acidentes automobilisticos ou aéreo, outros de doenças, outros são assassinados, e outros de morte natural ou por suicídio. Não sabemos como vamos morrer e nem quando vamos morrer. Morrem inocentes e morrem culpados. Como nos diz as Sagradas Escrituras: “tu és pó e ao pó voltarás”, Gn 3, 19c. Não importa quando morrermos ou de que forma morremos. O que importa é que eu fiz o no decorrer da vida. Então eu morrei sem temor da morte e em paz. A Morte também é um grande Mistério.

O Mistério da Ressurreição.
á luz da fé, pela revelação de Deus nas Sagradas Escrituras, cremos que a vida humana não termina na morte, mas continua. Se o ser humano tem sede é porque existe a àgua para descedentá-lo. Se o homem e a mulher tem no seu intimo um desejo de vida em plenitude, a vida além da vida tem que existir. E existe. O homem tem sede e fome desta vida e o único que pode sacá-lo é o Criador da vida.
Do nascer ao morrer temos um caminho de vida a ser percorrido por cada ser humano. Neste caminhar fazemos escolhas. As escolhas que fazemos vai determinar a vida que teremos.   
Com a morte vem o julgamento. Vamos para o Céu, para o Inferno ou para o Purgatório. O Céu é permanente e é para aqueles que acreditaram em Jesus Cristo, lhe obedeceram e colocaram em prática a sua palavra e seus ensinamentos, ou seja, praticaram a verdade, a justiça e a misericórdia. Se no caminhar da vida eu dei de beber a quem tem sede, dei de comer ao que está faminto, vesti ao desnudo, acolhi o peregrino e o refugiado da guerra, visitei o doente e o prisioneiro. Se atendi as necessidades daqueles que precisavam de mim. Se partilhei a vida com os outros. Então eu receberei daquele que é o autor da vida, a Vida em Plenitude. Mt 25, 31-46. A reencarnação não é doutrina cristã porque não existe. Temos uma única personalidade. Vivemos e morremos em uma única existência e ao final seremos julgados.
O Inferno é permanente e é para aqueles que não creram, não obedeceram e não colocaram em pratica os ensinamentos do Filho de Deus. Estando no Céu e no Inferno de lá não se sai.
O Purgatório é um estado “passageiro” e  quem está, lá sabe que está se purificando e tem esperança de chegar ao Céu.
“Eu sou a Ressurreição e a Vida, aquele que crê em mim, ainda que esteja morto viverá” E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá” disse Jesus, em Jo, 11, 25-26. Pra quem cre em Deus a vida não é tirada, mas transformada. A Ressurreição também é um grande Mistério, mas cremos em Jesus, no seu poder, na sua Palavra, e nas suas Promessas.
Pe. Agenor Mendonça, scj

P. S.: A reencarnação não é doutrina cristã. Temos uma única personalidade. Vivemos e morremos em uma única existência e ao final seremos julgados.


0 comentários:

Postar um comentário