Paróquia Beata Lindalva e São Cristóvão: Reflexão da Palavra

domingo, 13 de novembro de 2016

Reflexão da Palavra

I Leitura da Profecia de Malaquias (Ml 3,19-20a)

Aproxima-se o dia do juízo e da salvação. Malaquias vivia nos anos difíceis depois do exilia da Babilônia. O templo tinha sido reconstruído, mas onde ficava a paz definitiva, a nova era? Por isso ele vê seu tempo como cenário da intervenção de Deus. Deus está de novo no templo, mas que foi feito do povo? O Profeta tem que denunciar. Porém consola também os justos e piedosos, que ficam confundidos ao enxergar a prosperidade dos ímpios (3,13-150). O dia da justiça se aproxima, o dia do juízo e da salvação, o “dia de Javé” pintado pelo profeta em cores apocalípticas: fogo que destrói o orgulho e “sol da justiça” que se levanta para os justos. (Cf. 3,19; Sl 1,14-18; Ml 3,2-3.20; Sl 37(36), 5-6; Lc 1, 78-79; Jo 8, 12.


Salmo 97

O salmo confirma a profecia de Malaquias, ou seja, o Senhor vem julgar a terra, com justiça julgará. Isso será motivo de grande alegria para os justos. E todos os justos festejarão, com cantos de alegria e com instrumentos musicais diversos. E também as criaturas se alegrarão. Para os orgulhosos, e injustos será um dia tormento. Na liturgia o salmo sempre é uma resposta em forma de oração da primeira leitura.

O Evangelho segundo São Lucas (Lc 21, 5-19)

Na Liturgia o Evangelho tem ligação com a 1ª. Leitura. Dizer que também o 2º. Templo seria destruído (o 1º. foi destruído, em 586 aC.) era como anunciar o fim do mundo. Quando se pede a Jesus qual será o momento do fim do mundo, Ele não dá uma resposta direta, mas fala das catástrofes que ao mesmo tempo precedem e apontam o fim da História; entre estas, a ruina do Templo é uma das principais. Porém, “o fim não vem em seguida” (no tempo de Lucas o templo já estava em ruinas). Não se deve ir atrás de qualquer fanático dizendo ser o Messias (cf. Teudas e Judas, mencionados em At 5, 36-37). As catástrofes, mesmos os cataclismas cósmicos, são apenas lembretes, sinais. Significam que o sentido da história será julgado por Deus (quando vier o “Filho do Homem”, representante escatológicos de Deus). Esta “ultima palavra”, devemos encará-la com o coração desperto, sóbrio e preparado pela fidelidade do dia-a-dia, inclusive na perseguição (Cf. Lc 21, 5-6; Mt 24, 1-2; Mc 13 1-2; 21, 7-11; Mt 24, 3-8; Mc 13, 3-8; Dn, 2, 28; Is 19,2; 2Cr15, 6; 21, 12-19, 24, 9-14; Mc 13, 9-13; Mt 10, 17-22; Lc 12, 11-12 e Hb 10, 36.39).



II Leitura da 2ª. Carta de São Paulo aos Tessalonicenses (2Ts 3, 7-12)


Na Liturgia a 2ª. Leitura é como um adendo, um acréscimo, um alerta á pratica da 1ª. Leitura e do Evangelho. Preparar a vinda do Senhor significa trabalhar. Aos fanáticos de Tessalônica, vivendo de fantasia a respeito da Parusia (2ª. vinda do Senhor Jesus), talvez a pretexto para a preguiça! Paulo diz: quem não quer trabalhar, também não deve comer. Ele mesmo deu o exemplo do trabalho manual nos versículos 7-9. (Cf. tb. 1Cor 4, 16; Gl 4, 12; Fl 3, 17; 1Ts 2, 9; At 18, 3; 20, 23-35; 1Cor 9, 12-18).

Pe. Agenor Mendonça, scj

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