I Leitura da Profecia de Malaquias (Ml 3,19-20a)
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Salmo 97
O salmo confirma a profecia de Malaquias, ou seja, o Senhor vem julgar a terra, com justiça julgará. Isso será motivo de grande alegria para os justos. E todos os justos festejarão, com cantos de alegria e com instrumentos musicais diversos. E também as criaturas se alegrarão. Para os orgulhosos, e injustos será um dia tormento. Na liturgia o salmo sempre é uma resposta em forma de oração da primeira leitura.
O Evangelho segundo São Lucas (Lc 21, 5-19)
Na Liturgia o Evangelho tem ligação com a 1ª. Leitura. Dizer que também o 2º. Templo seria destruído (o 1º. foi destruído, em 586 aC.) era como anunciar o fim do mundo. Quando se pede a Jesus qual será o momento do fim do mundo, Ele não dá uma resposta direta, mas fala das catástrofes que ao mesmo tempo precedem e apontam o fim da História; entre estas, a ruina do Templo é uma das principais. Porém, “o fim não vem em seguida” (no tempo de Lucas o templo já estava em ruinas). Não se deve ir atrás de qualquer fanático dizendo ser o Messias (cf. Teudas e Judas, mencionados em At 5, 36-37). As catástrofes, mesmos os cataclismas cósmicos, são apenas lembretes, sinais. Significam que o sentido da história será julgado por Deus (quando vier o “Filho do Homem”, representante escatológicos de Deus). Esta “ultima palavra”, devemos encará-la com o coração desperto, sóbrio e preparado pela fidelidade do dia-a-dia, inclusive na perseguição (Cf. Lc 21, 5-6; Mt 24, 1-2; Mc 13 1-2; 21, 7-11; Mt 24, 3-8; Mc 13, 3-8; Dn, 2, 28; Is 19,2; 2Cr15, 6; 21, 12-19, 24, 9-14; Mc 13, 9-13; Mt 10, 17-22; Lc 12, 11-12 e Hb 10, 36.39).
II Leitura da 2ª. Carta de São Paulo aos Tessalonicenses (2Ts 3, 7-12)
Na Liturgia a 2ª. Leitura é como um adendo, um acréscimo, um alerta á pratica da 1ª. Leitura e do Evangelho. Preparar a vinda do Senhor significa trabalhar. Aos fanáticos de Tessalônica, vivendo de fantasia a respeito da Parusia (2ª. vinda do Senhor Jesus), talvez a pretexto para a preguiça! Paulo diz: quem não quer trabalhar, também não deve comer. Ele mesmo deu o exemplo do trabalho manual nos versículos 7-9. (Cf. tb. 1Cor 4, 16; Gl 4, 12; Fl 3, 17; 1Ts 2, 9; At 18, 3; 20, 23-35; 1Cor 9, 12-18).
Pe. Agenor Mendonça, scj
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