Paróquia Beata Lindalva e São Cristóvão: O Cristo veio, vem e virá

sábado, 26 de novembro de 2016

O Cristo veio, vem e virá

    Iniciamos um novo Ano Litúrgico com o Tempo do Advento, cuja palavra significa “aquele que há de vir”, Jesus Cristo, Salvador e Senhor da História.

      Com o Tempo do Advento, vivenciamos a tríplice chegada de Cristo: Cristo veio, Cristo vem e Cristo virá.
O Cristo já veio na Encarnação: “O Verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1, 14), viveu no meio dos homens, sofreu, morreu, ressuscitou e subiu aos céus. Historicamente, Jesus Cristo esteve no meio de nós.
       O Cristo vem. Quando o Cristo vem? É o Cristo que vem ao nosso encontro, por meio da Igreja, nos seus Sacramentos. Cada Eucaristia celebrada é Cristo vindo ao nosso encontro. Ele vem também quando rezamos em “espírito e verdade” (Jo 4, 23). E, por fim, o Cristo vem na pessoa do pobre, do marginalizado, do aflito. Cristo se reveste desta forma para falar conosco.
O Cristo virá no seu retorno glorioso. A essa segunda volta de Cristo, denominamos de Parusia.
      O Evangelho desse primeiro Domingo do Advento aponta para isso: o Cristo há de voltar, contudo, sua volta não nos causa espanto, medo ou temor, mas sim, causa alegria para aqueles que o esperam ansiosamente. Nós pedimos diversas vezes que o Cristo venha logo: o livro do Apocalipse encerra com esse desejo: “Vem Senhor Jesus” (22, 20); no Rito da Comunhão da Missa, o presidente da celebração diz: “...enquanto aguardamos a vinda do Cristo Salvador”; e na oração do Pai Nosso, pedimos: “Venha a nós o vosso reino”.
        Por um lado, podemos dizer que há uma expectativa pelo retorno de Cristo, sua Parusia, mas por outro lado, o Advento quer também preparar nossos corações para a grande celebração litúrgica da fé cristã: O Natal do Senhor Jesus.
      Portanto, aguardamos, o grande dia festivo-litúrgico do Nascimento do Nosso Salvador Jesus Cristo, como também “aguardamos sua vinda gloriosa” no final dos tempos. Maranathá.


Pe. Luiz Alípio

0 comentários:

Postar um comentário