Paróquia Beata Lindalva e São Cristóvão: Deus é alegria

sábado, 10 de dezembro de 2016

Deus é alegria

O Terceiro Domingo do Advento, recebe o nome de Gaudete, isto é, o Domingo da Alegria. Uma alegria pela proximidade e expectativa do Natal do Senhor.
A Liturgia da Palavra traz por tema o sentido messiânico da alegria. O profeta Isaias afirma que a presença do Messias é causa de alegria para os que nele esperam. No seu texto, encontramos elementos e expressões que denotam tal sentimento: flores, dança, comemoração; ver a glória do Senhor; muitos serão curados de suas deficiências, e haverá uma alegria sem fim. Em Jesus Cristo, cumpre-se tal profecia: “Cegos veem, surdos ouvem, leprosos são curados, mortos ressuscitam e aos pobres é anunciada a Boa Nova” (Mt 11, 5).
O discurso da Alegria brota do coração. Não se confunde com euforia, agitação, gargalhadas ou palhaçadas, tampouco com extravasamentos, mas com profecia, suavizando nossos corações, enchendo nossos olhos de esperança, celebrando a vida e o amor.
A alegria é fruto do Espírito (Cf. Jo 16, 24). E Deus é alegria. Como diz Ir. Carlos Carreto, “Deus é alegria mesmo quando está morrendo. Deus é alegria sempre. Deus é alegria, porque sabe transformar a água da nossa pobreza no vinho da ressurreição. Nada resiste a esse poder transformador, a essa capacidade infinita de renovar as coisas, a essa perene novidade dos céus novos e da nova terra. Para nós basta crer, esperar e amar, que o milagre sempre se realiza”. Decerto, passamos por tribulações, decepções, mas nada deve roubar esse dom do Espírito que se chama alegria, isto é, Deus sorrindo em mim. Assim, o discípulo de Jesus deve viver na alegria, deve difundir alegria, deve inebriar-se de alegria.
O Papa Emérito Bento XVI, afirmou que “o cristão deve testemunhar sua fé com alegria”. Parafraseando Papa Francisco, onde há um cristão há sempre alegria.
O Natal, o nascimento do Senhor, é a nossa maior explosão de alegria..


Pe. Luiz Alípio, scj

0 comentários:

Postar um comentário