Paróquia Beata Lindalva e São Cristóvão: A noite em que as estrelas vi nascer

sábado, 24 de dezembro de 2016

A noite em que as estrelas vi nascer

Pe. Luiz Alípio

Natal é a festa da luz, do brilho da nossa vida; da alegria, da família, da troca de presentes; é a festa do Amor-Humilde, da Eucaristia, da salvação. Natal é a visita de Deus a humanidade.
É a festa da luz porque “o povo que andava na escuridão, viu uma grande luz” (Is 9, 1). Já não caminhamos à deriva, sem rumo. Caminhamos banhados pela luz que é Jesus. Ele nos ensinou a sermos luzes: “brilhe a vossa luz” (Mt 5, 16).
É a festa da alegria: “eis que eu vos anuncio uma grande alegria... nasceu para vós o Salvador” (Lc 2, 10). É a explosão de alegria na terra e o no céu, pois Deus veio habitar no meio de nós.
É a festa da família: Deus quis nascer dentro de uma família. Deus é Trindade, ou seja, ele é família: Pai, Filho e Espírito. Comunidade de amor!
É a festa dos presentes: Deus presenteia a humanidade com a vinda do seu único Filho (Cf. Jo 3, 17). Jesus é o Filho do coração do Pai. Foi um presente dado de coração. O fato de dar com o coração significa que damos o melhor de nós. Como Deus fez com a humanidade, assim também devemos fazer uns com os outros. O presente de Deus está carregado de uma presença eterna: “Eis que eu estou convosco todos os dias” (Mt 28, 20). Para além da troca de presentes, deve sobressair a presença na vida do outro.
É a festa do Amor-Humilde. O amor nasceu no silêncio, sem alarde, sem berço de ouro... um amor que atrai muitos corações: “eis que atraio todos a mim” (Jo 12, 32);
É a festa da Eucaristia. Encontraram o menino reclinado na manjedoura (lugar de colocar a comida). Logo Jesus é a nossa comida. E ademais: Belém significa a Casa do Pão. Jesus é o Pão vivo descido do céu (Cf. Jo 6, 51);
É a Festa da Salvação. Não comemoramos o aniversário de Jesus, até porque seria sem significado, mas, sim, celebramos o dia em que Deus resolveu ter coração, deu-nos a redenção. O dia em que nascemos para amar e sermos salvos.
E por fim, é a Festa da Visitação de Deus. O Deus que bate na porta da minha casa e senta comigo para tomar a ceia (Cf. Ap 3, 20). O Deus que nos visita nos pobres e desvalidos. O Deus que nos visita com o enriquecimento da fé. O Deus que nos cumula de toda alegria, paz e esperança.
“Crer que Deus se fez homem é o maior sonho que pode haver para o homem. Dir-se-ia que foi tão grande o desejo de unir o céu e a terra, que o natal se transformou na realização do desejo”, Ir. Carlos Carretto.

Tudo isso se deu numa noite, naquela noite em que as estrelas vi nascer!

0 comentários:

Postar um comentário